Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, criado para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer lança o Outubro Rosa com o tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha:
Enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
Informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
Mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
Esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
Informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
Em grande parte dos casos, o câncer de mama, quando detectado em fases iniciais, tem mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Em Patos, as Unidades de Saúde de cada bairro vão oferecer uma programação com atividades próprias ao longo de todo o mês de outubro.
Interessados em participar podem se informar na sua própria unidade. Portanto, trabalhadoras, procurem atendimento médico regularmente. Cuidem-se!